Descrição
Espessante neutro de natureza polissacarídica capaz de formar géis rígidos aquosos e termorreversíveis para limpeza e intervenções estruturais em materiais policromados, papel, estuque, gesso, materiais pétreos.
Uso: para operações de limpeza de superfícies e intervenções estruturais em suportes de pedra (gesso, mármore, estuque, etc.), madeira, papel e superfícies pintadas. Os géis obtidos do ágar-ágar são usados tanto a frio (abaixo de 36 °C) na forma de géis rígidos (eles mantêm a forma do recipiente em que foram formados) quanto a quente na forma de géis fluidos para pincel. Na limpeza e/ou tratamento conservador de vários tipos de artefatos, os géis de ágar-ágar fornecem um suprimento controlado de umidade para o inchaço e a solubilização de materiais hidrofílicos (colas animais, amido, sais solúveis, etc.) onde é necessário limitar drasticamente a quantidade de água. Os géis podem agir como uma esponja, atraindo quaisquer substâncias dissolvidas da superfície, possivelmente se colorindo.
Composição AGAR AGAR: Polissacarídeo complexo à base de Agarose e Agaropectina extraído de algas vermelhas da ordem Gelidiales e Gracilariales
Avaliações
Não há avaliações ainda.